sexta-feira, 13 de maio de 2011

Perfumando a vida da minha família

 (João 12.1-8)

Verdade central

Todo ser humano que possui responsabilidade de uma família sabe o quanto custa para se manter uma casa arrumada, roupas cheirosa, enfim para tudo isso há um preço. Toda boa dona de casa sabe quais os apetrechos necessários para manter a casa limpa como e onde adquiri-los.  São famílias inteiras que sentem o perfume em seu lar. Mais qual tem sido o aroma do perfume que esta sendo exalado em sua casa? Qual o cheiro tem a sua família? Muitas das vezes pequenos frascos são responsáveis por exalar fortes cheiros. Precisamos estar atento às pequenas coisas afinal de contas são pequenas fagulhas que são responsáveis por grandes incêndios.

Introdução: A família é a celular principal. Uma família estruturada é responsável de lançar na sociedade homens e mulheres de boa índole, de bom caráter. Por essa razão a família é bombardeada constantemente com dardos malignos que tem o objetivo bem traçado que é MATAR, ROUBAR E DESTRUIR a família ou, seja a célula principal. Muitos lares são envolvidos com um bom perfume a paz, o amor, estão presente mais em outros casos existem lares que o mau cheiro de podridão se faz presente.

O texto que lemos nos fala da história de certo Simão. Conhecido não sociedade como uma pessoa impura devida a enfermidade que o assolava, agora em espirito de gratidão preparar uma ceia em sua casa e convida Jesus para ceiar com ele.

Simão agradecido pela cura toma atitude de gratidão e mesmo não sendo mais leproso ainda era assim que era conhecido. Toda cidade fica sabendo de uma festa na casa do Simão o leproso. Mateus 26.6.

Havia convidados especiais nesta festa, estava lá Marta e Maria e Lazaro a quem Jesus havia ressuscitado. O clima era de festa, pois havia ali, um ex-leproso, um ex-morto  todos tinham motivos de sobra pra festejar. Marta servia à mesa a comida era saborosa imagino e o cheiro foi tomando conta do ambiente. Mais a bíblia diz que alguém roubou a cena, veio Maria e nas suas mãos um vaso de alabastro dentro do vaso um unguento de nardo puro (327 gramas) de um grande valor e como que de forma inesperada se lança aos pés de Jesus é começa a ungi-los e a bíblia diz que a casa encheu-se do cheiro do unguento. A casa do leproso Simão foi tomada pelo aroma do nardo puro, a presença de Yeshua naquela casa. E a sua casa qual tem sido o perfume que tem exalado?

Vamos ver alguns dos cheiros não tão bons que podem estar enchendo nossas casas. Se você conhece alguma casa assim comece a orar quando for tomando conhecimento. Se for a sua disponha-se

Essa passagem nos ensina que existem cheiros que exalam de nossas casas,

1 - CHEIRO DE DESARMONIA NOS RELACIONAMENTOS - Vamos ler Gênesis 27.7

Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do SENHOR, antes da minha morte. Gênesis 27:7. A bíblia diz que Isaque já de idade avançada chama Esaú e pedi-lhe que lhe prepare uma comida, que vá até o campo e traga uma caça e lhe faça um guisado gostoso e cheiroso. Rebeca ouvindo chamo Jacó e  lhe faz passar por seu filho mais velho. Entra a mentira no meio da família. Jacó se passou por Esaú e isso lhe custou a desarmonia nos relacionamento familiar.
Isaque conhecia o Cheiro do seu filho - o cheiro da sua roupa - o cheiro do campo - Isaque estava velho, enxergava pouco e queria abençoar seu primogênito. Que coisa horrível - Fedeu naquela casa, naquele dia e depois disso. Filho contra pai, irmão contra irmão, mulher contra marido e isso não cheira bem. Quebra de laços - Em Jó 39.25 lemos "cheira de longe a batalha".

Diga: Um lar que exala o perfume da desarmonia nos relacionamentos enfrentará batalhas internas.

Diga: Eu anulo sobre a minha casa todo demônio de DESARMONIA que foi enviado para causar desunião no meio da minha família.





2 - CHEIRO DE IMORALIDADE - Vamos ler Provérbios 7:17-19 – A família é a célula principal. As armadilhas são muitas e o cheiro da imoralidade tem invadido os lares, os casamentos. Muitos tem se deixado levar por esse aroma. Mais Salomão nos adverte que esse caminho só nos conduzirá a morte.

Existes todo um preparo para lacar a presa, a mulher de Provérbio 7 prepara o ambiente, perfuma, aproveita a ausência do cônjuge tal qual a mulher de Potifar. Ela deixa seu quarto perfumado. É só ver o conselho de Salomão no decorrer do texto - Pv 7:26,27 - Como José resistiu? Fugindo da daquela situação. Muitas casas possuem o cheiro da Gravidez sem casamento. Amante. Infidelidade Conjugal. Traição.  Espero que não seja este o cheiro da sua casa. Jesus veio para que nossas casas tivesse outro cheiro.

Diga: Pelo poder do Nome de Jesus eu anulo a maldição sobre a minha família, de gravidez sem casamento, amantes, infidelidade conjugal que até hoje estava sobre a minha casa. Eu ordeno espirito geracionais que estavam visitando a minha geração seja destruído agora em Nome de Jesus.

3 - CHEIRO DE DOR - Vamos Ler Jó 19:17-19 – A situação de Ló era lamentável. O cheiro da dor estava em sua casa. Você já sentiu o cheiro da dor na sua casa? Da doença? Jó estava doente da cabeça aos pés. A bíblia diz que era justo, integro mais estava enfermo, sua doença fedia, muitos diziam que estava em pecado, sal mulher mandou que amaldiçoasse seu Deus e morresse, mais Jó não desistiu ele sabia que aquilo não era dele, e resolveu lutar, permaneceu firme na sua fé a bíblia diz que ele sabia a resposta para todos os que o cercavam. Já sabemos que nem todo sofrimento é consequência do pecado. Seus amigos disseram que ele deveria ter alguma culpa porque ninguém sofre assim... De graça.

A Família de Lazaro sabia o que era isso. A Viúva de Naim sabia - Mas Jó tinha a resposta certa... (Jó 19:25)

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. (Jó 19:25)

Diga: Eu não abrirei minha boca para murmurar, pois eu sei que meu redentor vive.

4 - CHEIRO DE MORTE - Vamos ler João 11:39 - Disseram a Jesus sobre Lazaro - Senhor, já cheira mal. É cheiro de morte. Morrera o irmão querido e isso muda uma família, abala tanto ou mais do que a DOR da enfermidade. Ai as esperanças de vida se foram. Se a família não aceitou Jesus como seu salvador esse quadro fica ainda mais difícil porque a desesperança toma conta. Senhor se tu estiveras aqui, meu irmão não teria morrido - Veja o valor que esta mulher dava par aa presença de JESUS na sua casa.

A morte tanto física como espiritual tem visitado famílias. Os membros da família se suportam já não mais se amam. Filhos já não falam mais com os pais, pais já não abençoam mais amaldiçoam com palavras de morte. O cheiro da casa é de morte, já não tem mais alegria, o sorriso deixou de existir. É um mundo de aparência  Vivem de aparências mais não existe mais vida dentro de casa.  Mais em nome de Jesus eu quero declarar que a partir de hoje sua família vai voltar a viver, sua casa, seus filhos, seu cônjuge todos voltarão a viver, mais você precisa reconhecer que necessita de ajuda a tua família tem jeito sim.

Diga: Eu libero sobre minha casa a vida. Eu ordeno a todo espirito de morte que estava atuando na minha casa que saia em Nome de Jesus, eu libero vida, eu libero paz, eu libero alegria. A minha casa será uma casa de benção.

5 - CHEIRO DE AVAREZA – Avareza é o apego sórdido ao dinheiro //sordidez// (miséria extrema, de total abandono, coisa ou pessoa suja, nojenta, repugnante, avareza extrema)


 Leia Êxodo 16:19-20 - Maná caindo do céu todos os dias. Deus dando comida para os seus filhos. Eles não tinham outro recurso Deus estava orientando como seria essa economia. – Deus quer cuidar dos seus filhos, por isso eles precisavam apenas Crer. Receber dia a dia seu sustento não poderia guardar. Deus daria o pão de cada dia. Estamos falando numa vida no deserto. Em outra situação qualquer guardamos comida, fazemos provisões. Ali era assim. Não cabia avareza. Eles então resolveram guardar escondido e a comida apodreceu e cheiro mal.

A avareza promove a falência da vida saudável das finanças familiar. A avareza desagrada a Deus. Toda pessoa avarenta não conseguem dizimar, ofertar ou primiciar.

 A avareza. Cheira mal - No deserto era assim, a comida não podia ser guardada, mais Israel foi visitado pelo espirito de AVAREZA, como consequência a CHEIROU MAL, A AVAREZA CHEIRA MAL.

Diga: Eu repreendo todo espirito de avareza que possa esta sobre minha vida, sobre minha família, sobre minha casa.

No texto que lemos em João 12, encontramos um cheiro que encheu a casa. Um cheiro especial, um cheiro de nardo puro.

MAS O GESTO DE MARIA NOS LEVA A PENSAR EM UM CHEIRO MUITO ESPECIAL - 2 Coríntios 2.14 15 - Sermos o bom cheiro de Cristo e aquela mulher sabia o que era isso. Ela era o perfume. Cristo era o perfume na vida dela. Sempre há esperança de sermos melhor - de sermos perfumados. Vamos ler Jó 14:7-9. Ali nos fala de cheiro das águas - Há esperança para a árvore

Diga: Eu decido ser um bom perfume de Deus

E quais as características do perfume da mulher pra as nossas vidas HOJE, na família?

QUAIS OS INGREDIENTES

1) FOI PRECISO QUEBRAR O FRASCO - Este perfume, o Nardo puro, era embalado em um franco inviolável e para utilizá-lo tinha que quebrar o frasco de alabastro. Como uma ampola de injeção. Eram essências. Marcos 14:3-9 diz "quebrando vaso de alabastro" um tipo de mármore - bom para jarros - Se você quer que sua casa cheire talvez tenha que quebrar o seu orgulho, pegar a toalha de Jesus e a bacia e sair lavando os pés da esposa e dos filhos.

2) O NARDO ERA PURO - João 12.3 - Perfume sujo, ordinário não serve ninguém quer, fede mais do que cheira. Leia Eclesiastes 10:1 - Uma MOSCA NO PERFUME ESTRAGA TUDO - Será que tem alguma mosca pequenina no perfume da sua casa? Não basta sermos da igreja. Somos cheiro de Cristo. Cheiro PURO? Puro no falar no agir no pensar. Bem você diz isso é difícil. Não é fácil eu digo. Mas se confessarmos os nossos pecados ELE é fiel e justo para nos perdoar de todos os nossos pecados.

3) O NARDO ERA CARO - Queremos dar o melhor para Deus? Ou é perfume velho, mal cheiroso e o mais ordinário e mais barato? Aquela mulher não pensou assim. Era de poucas condições mais buscou o melhor. Era essa a sua visão. Para o meu JESUS o melhor, o mais caro. Valor UMA LIBRA - mui precioso - Judas ficou espantando que podiam dar muitas esmolas com esse dinheiro!!! Você não quer gastar com seus filhos e a esposa. Vai gastar mais no divórcio. Você não é dizimista porque acha isso é caro. Prefere dar dizimo para o devorador?

CONCLUSÃO - Quer mudar o cheiro da sua casa? Ter o bom cheiro de Cristo?

Temos que seguir alguns passos

a)    CONFISSÃO – confesse o que esta no seu coração, reúna sua família mostre o que esta acontecendo, mostre suas falhas, seus erros seus acertos, jogue limpo com sua família, afinal é ela que esta em jogo.

b)    ARREPENDIMENTO – Todo arrependimento que é genuíno gerar dor. Se arrepender significa superar momentos ruins e decidir avançar na direção de novas conquistas só que agora de forma coletiva e não mais solitário.

c)    MUDANÇA – Criar novos hábitos é necessário. Procure valorizar sua família, mudes seus hábitos, talvez alguém dentro da sua casa esteja orando para você mudar a forma que fala, que se expressar que pedi algo, que manda algo, ou mesmo quem sabe você precisa dizer EU AMO MINHA FAMILIA, para que eles possam ouvir e decidir proteger juntamente com você.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário