Elementos Judaícos e seus significados

História do Tallith

"Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; não seguireis o vosso coração, e nem após os vossos olhos, pêlos quais andais vos prostituindo. Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus". Números 15:38-40.

Este é o mandamento do Senhor aos judeus acerca do tallith, (o manto ou xale de orações) que é usado por todo judeu em todo o mundo. O tallith também é chamado um manto de oração porque quando é posto sobre a cabeça ele provê isolamento e previne da distração, o que permite ao usuário orar como se tivesse entrado em um armário ou barraca.leshua (Jesus) disse, "Mas tu quando orares, entra em teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto..." Mateus 6:6 A palavra no grego traduzida para aposento é tameion. que procede do hebraico heder e se refere ao tallit como um quarto de oração ou armário.

Quando os judeus olham para as franjas do tallith eles se recordam :

1) Da Lei de Deus
2) Ele eram responsáveis em obedecer a Lei de Deus
3) Eles foram chamados para ser homens santos.

O uso do tallith tinha e tem um efeito pedagógico e serve também de sinal para que aquele que o usa possa, ao ver ás franjas, lembrar-se das leis (preceitos) da Palavra do Senhor. Eles deveriam (e ainda devem) obedecê-las e andar de conformidade com tudo aquilo que lhes foi revelado por Deus. Essa forma de vida apenas externaria aquilo que já estava bem consolidado em seu interior; o amor e a obediência ao Deus Eterno!

Sendo assim, o uso do tallith serve também para lembrar ao homem que ele deve guardar a santidade de Deus e também deve tornar-se cada vez mais santo para o Senhor.

Em Atos 18:3 encontramos escrito: "e como era (Paulo) do mesmo ofício, ficou com eles (Priscila e Áquila) e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas".A palavra "fazer tendas" em nossas versões vem do original grego skenopoios e significa um que fez barracas portáteis pequenas de couro, pano ou linho". Como previamente declarado, o tallith também era chamado ou tido como uma barraca. O Centro Judaico de Estudos Cristãos acharam esta referência em escritos judaicos do primeiro século. Esta referência em particular feita a Sha'ul(Paulo), Priscila e Áquila é significante porque nós sabemos que Sha'ul (Paulo) havia estudado com Gamaliel (Atos 22:3) e também Priscila e Áquila devem ter sido treinados no judaísmo, para que Sha'ul (Paulo) tivesse tal consideração para com eles, a ponto de ajuntar-se com eles trabalhando em conjunto. Para fazer os nós nas franjas de um tallith requeria-se uma especialização e um treinamento rabínico. Toda linha e todo laço eram significantes.
Alguns estudiosos julgam que Paulo, Priscila e Áquila podem ter sido os fabricantes de tallith.

Até mesmo leshua usou um tallith. Em Mateus 9:20 e Lucas 8:44 nos é relatado sobre a mulher com o fluxo de sangue que chega até leshua para tocar o tzit tzit (franja) do artigo de vestuário dele (o tallith). A mulher, sendo uma judia, conhecia os mandamentos concernentes ao tallith e sabia quem era leshua. Sua intenção em tocá-lo foi premeditada, pois quando isso acontecesse, seria liberado o poder de Deus para curá-la. Ela então percorre o caminho em direção à leshua, passa pelo meio da multidão, e estende sua mão por trás de Ieshua para tocar no tzit tzit (franja) do tallith de leshua! E então acontece! Ela é instantaneamente curada! Ela alcançara seu objetivo, pois fizera a coisa certa quando tocara no tzit tzit (franja) do tallith de leshua. Foi aí que Ieshua sentiu que poder havia saído dele! Então ele pergunta: "Quem me tocou?" Os discípulos indagam: "Mestre, a multidão te aperta, e como dizes: Quem me tocou? Então leshua responde: alguém me tocou pois saiu de mim poder". Aí ela se apresenta e recebe a confirmação da bênção que tanto esperara: a cura!

O povo judeu nos dias de leshua entendia que quando um homem ungido por Deus usava um tallith o poder de Deus estava disponível naquele momento e através daquele homem. .Usá-lo seria motivo de olhar e trazer à lembrança todos os mandamentos do Senhor. Estes mandamentos incluíam poder curativo. Mateus 14:36 e Marcos 6:56 nos falam que muitos buscaram tocar o tzit tzit (franja) do tallith (manto) de leshua para que fossem curados.

É interessante notarmos que estas franjas representavam a autoridade do homem judeu, e foi justamente ali o local onde todos tentavam tocar para receberem bênçãos! Não é fantástico como Deus se utiliza daquilo que o povo já conhece para trazer-lhes suas bênçãos? Os necessitados tocavam naquilo que representava a autoridade de leshua! E quando eles conseguiam tocar a Ieshua. algo de tremendo acontecia!

Notemos ainda que o ato de colocar uma pequena franja em cada canto das vestimentas está relacionado com a ação de Deus tirando o seu povo do Egito, pois o olhar para as franjas relembra também os atos salvíficos do Senhor Deus de Israel para com seu povo!

Ieshua disse, "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento" Mateus.22:37-38. _Os escribas dividiram os 613 mandamentos (os quais leshua foi exigido saber já aos treze anos de idade) em 248 mandamentos afirmativos (ou positivos) que correspondem aos ossos do corpo; e 365 mandamentos negativos, que correspondem aos dias do ano.