segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

As metas provam o líder, e os frutos trazem a legitimação.

Texto: Lucas 10:17- 20
Verdade Central: As metas nos fazem viver, nos desafiam, nos consolidam.
Introdução: Dentro da visão celular as palavras metas e alvos são bastante ouvida. Ouvir alguém falar sobre metas e alvos a serem alcançados muitas das vezes nos levam a um desconforto, pois elas nos assustam, porém o ser humano é motivado através disto. Ou seja quando ouvimos alguém nos falar que tem um premio para quem chegar primeiro seja em qual for a situação isso nos impulsiona a dar o melhor de nós.
Metas e Alvos são estabelecidos na vida do líder para o desatar de conquista.
Muitas pessoas não conseguem avançar dentro da visão, por achar que a visão é uma forma de autoritarismo e não é. Mas, ninguém pode dizer que por causa da Visão Celular ficou mais pobre ou não consegue realizar os seus sonhos. Por muito tempo a igreja ficou sem o sonho, pessoas dentro de sepulcros de suas intenções particulares deixando de lado o IDE DE JESUS.  
A Visão é uma estratégia que quando funcionando dentro dos padrões seguindo os princípios tem a facilidade de desperta o sonho de ganhar vidas, de nos encontrarmos, e de termos um ministério com metas específicas que tragam resultados. E quando os resultados são satisfatórios somos contagiados com uma alegria sem igual.
Por que do medo?
Eu era responsável por uma reunião em uma determinada empresa onde estavam presente a superitendencia da empresa, seus diretores, seus gerentes e supervisores. Todos ficavam aguardando a apresentação em slid, cada gerencia deveria apresentar seu conteúdo. Eram resultados alcançados dentro das metas ou alvos estabelecidos pela superitendencia. O caos se instalara quando o resultado não era aceito, a reunião se tornava insuportável. Isso trazia para mim o desgaste muito grande, meu organismo reagir de forma negativa, quando se falava em reunião eu tremia e temia. Isso me acompanhou por muitos anos, essa reunião me causou um trauma na alma.
O nosso medo das metas vem das referências negativas. Há pessoas que se sentem incomodadas quando começam a ser cobradas pois apresentam deficiência nas relações com os pais e com patrões, e por esta razão, apresentam dificuldades em lidar com as metas dentro da Visão. O que faz alguém rejeitar as metas são os traumas que tem na alma.
Diga: Todo trauma na minha alma eu anulo agora, todo pensamento de incapacidade, eu anulo agora, pois eu sei que tenho toda a capacidade sobre minha vida.
Toda pessoa precisa entender que liderança é um processo de aprendizado continuo. O líder precisa se submeter a ensinamentos, ser treinado na obediência para cumprir as metas e superar os traumas.
Mais o que fazer para que o discípulo cumpra as metas?
1. Ministre amor e segurança e lhe dê metas de trabalho.
Texto: João 21: 16 “...Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe:Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas.”
Todo aquele que é amado e está seguro de que seu líder o respeita e o ama cumprirá metas propostas. Mas, quando ele se sente inseguro e a reunião se torna apenas de metas e cobranças, ele não responderá. Jesus antes de passar a Pedro a meta de pastoreia suas ovelhas ele transmitiu segurança e amor.
Ame o discípulo provando que eles são importantes para você. Eles são importantes não porque lhe dão números, mas porque são vidas que valem mais que todo o universo.
Precisamos separar e muito bem números e vidas. Nossos discípulos nos trarão resultados mediante três coisas; segurança, amor e obediência.
2. Tenha um coração simples e mostre simplicidade aos seus discípulos.
Texto: Mateus 11: 29 “...aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração...”
Simplicidade é ter um coração acessível e facilitar os caminhos para que os discípulos cheguem a você. Quando isso acontecer, seus discípulos vão lhe amar e se sentir amados. Então, não ficaremos nessa correria louca e obstinada de caça aos 12 e 144. A Visão não trabalha com números, trabalha com vidas.
Diga: A visão não trabalha com números mais com vida.
3. Não trabalhe para somar números.
Texto: Lucas 15:7 “...haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende...”
Lembre-se que o resultado que está atrás de você tem carne, pele, osso, cheiro, emoções, nome e precisa ser respeitado. Discípulos são pessoas dotadas de sentimento e razão. Nós discipuladores não somos os dono da razão. Precisamos ter a simplicidade e humildade de aceitar opiniões. Tenha no coração o mesmo sentimento do coração de Jesus que mesmo sendo seguido por grandes multidões sempre sabia reconhecer o valor específico de cada indivíduo.
Diga: Eu preciso valorizar o coração do meu discípulos
4. Lembre que os 12 não são fechamento de grupo, eles são governo.
Texto: Lucas 6:13 “...e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos...”
Doze é o numero de governo. A bíblia nos diz em Mateus 12.25 - Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.
A visão celular nos ensina e nos cobra a dar resultados. Por isso que muitos não conseguem andar dentro da visão. A visão funciona pra quem funciona, existem pessoas que não conseguem se alegrar com o sucesso do outro. Quando a celular tal esta frutificando esta crescendo não existe a alegria existe a competitividade. Esquecemos que as vidas são para o reino de Deus e não para o nosso reino pessoal. Não somos promovidos por números mais somos legitimados pelos frutos.
Diga: Os frutos trazem a legitimação do líder
Ser doze é entender o principio de governo. Todos estão trabalhando nos mesmos propósitos. Dentro de um governo tem relaciona. Tem que ser no mínimo diplomático, senão, não conquista. Todo governo só pode conquistar ou avançar se houver relacionamento. Líderes precisamos nos relacionar uns com os outros. Devemos parar de ficar agindo como crianças mediante o avançar de outro líder. Não vou participar por que não fui eu que fiz... Não gostei porque a ideia não foi minha... Se eu tivesse feito seria melhor... etc.
Precisamos entender o que diz o texto Mateus 13.24-25. Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
Falatórios são celeiros de sementes malignas. Precisamos derribar este celeiro do meio dos líderes e da igreja. Precisamos ter a diplomacia do Reino para podermos entregar as metas e os nossos discípulos as cumprirem com alegria.
Conclusão: As metas não existem para nos assustar, e, sim, nos desafiar. Metas existem para serem perseguidas. E só podemos perseguir as metas e alcança-las quando viver o princípio da obediência. Precisamos delas, pois desatam a nossa liderança e nos levam a descobrir a capacidade que temos, e você tem um grande potencial!
Amém
Prs. Jorge & Vania Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário