segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Consolidação: O coração da multiplicação.

“Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu, para a glória de Deus.” (Rm 15.7)
Introdução: O maior desafio na visão celular não é ganhar as vidas, mas sim conservar o fruto. Todo discípulo deve ou pelo menos deveria pensar em maneiras para que o fruto conquistado permaneça. O que conserva o fruto conquistado é o amor. Todo mundo precisa de amor. O amor superar limites. Quando amamos estabelecemos relacionamento. Relacionamentos geram confiança. A consolidação é resultado do amor. Muitas pessoas entram nas igrejas e não voltam mais por uma única razão a falta de amor, muitas não são se quer percebida.
Quando o pecado foi introduzido no mundo o homem ficou sujeito a ele. A bíblia diz que nos últimos dias o amor de muitos esfriaria não por sua vontade mais por causa do que o sujeitou. Então se a sociedade vive sujeita ao mundo esta sujeita ao príncipe deste mundo e se tem uma coisa que satanás não possui é amor. Mais nós que somos lavados e redimidos pelo sangue do cordeiro devemos fazer diferente, amar vidas de forma incondicional, afinal de contas fomos amados de forma incondicional. Amar incondicionalmente significa não esperar uma razão para amar, mais amar mesmo sem ter um motivo. Amar por que fomos amados primeiros. Temos o maior motivo para amar não precisamos esperar tornar-nos íntimos de alguém para amar. Essa deve ser a diferença do povo de Deus.
Amar é uma decisão, eu decido amar por que Jesus me amou primeiro.
A igreja que ama vive o exemplo de Jesus, quando ele mesmo deixou seu reinado para morrer pôr nós.  Mesmo ainda sendo pecadores, ele nos amou primeiro. Então quando a igreja vive esse principio estamos vivendo conforme o modelo de Jesus.  
COMO CONSERVARMOS O FRUTO E LEVANTARMOS AS CÉLULAS?
1.       GANHANDO VIDAS POR UM ÚNICO MOTIVO AMOR.
Por muito tempo deixamos de valorizar uma vida ao nível que Jesus valoriza. Jesus sabia o valor de uma vida. Quando ele se encontra com a mulher de Samaria, após um dia todo de labuta ele ainda encontra força para superar o cansaço e a fome e pregar a palavra à perseverança de Jesus o levou ao êxito na vida da mulher samaritana. Jesus valorizava tanta uma vida que jamais deixou ser levado pelos relatórios de uma sobre a vida da prostituta.  Uma vida tem um valor inestimável. Uma vida vale mais do que todo o universo. Foi por uma vida que Jesus deixou seu reino, sua glória, para que vidas fossem resgatadas. As vidas tem um valor inestimável e todos nós devemos ter a mesma visão. Vidas são sementes lançadas no solo celestial.
Uma vida salva e consolidada é um tijolo que enviamos para o céu par à construção de nossa casa celeste.
Mais como esta a sua construção? Como esta o seu investimento celeste?
 A visão celular nos conduz a princípios outrora esquecido, o de amar a quem chega na igreja. Devemos valorizar uma vida no nível em que ela deve ser valorizada. Não devemos ganhar uma vida pelo simples fato de querer nossas células, mas para cuidarmos delas, valorizá-las, e formamos nelas o caráter de Cristo.
A bíblia nos fala que o amor tudo crê, tudo espera, tudo suporta, o amor nunca falha (ICo 13.7-8). Devemos trazer vidas ao Reino por amor e não por competição, quando aprendermos a amar as vidas deixaremos nossos achismos de lado e passaremos a conquistar em um nível mais alto.
Devemos lembrar que o ganhar não é o fim de nossa missão mais o começo, pois o desafio é formar o caráter de Cristo na vida dos discípulos, e isso se concretiza com o ato de discipular.
Não podemos esquecer que as maiorias das pessoas vêm totalmente machucadas, rejeitadas, desesperadas e excluídas de relacionamento nos lares, no trabalho, nos estudos.
Provérbio 10.12
O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões.
Cântares 8:7
As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.
Jeremias 31:3
Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.
Então amor é uma ferramenta poderosa para libertar vidas do cativeiro inimigo. Porém o amor não pode ser fingido e sim verdadeiro (Romanos 12.9a).
Então nós fomos amados com amor eterno e a benignidade do Senhor nos atraiu sua misericórdia, quando muitos diziam que não tínhamos mais jeito ele nos amou primeiro.
A nossa função como igreja é de transmitir esse amor e restaurar essas pessoas através do amor. Recebê-las com honra, trata-las bem e realizar um acompanhamento de qualidade. Para que elas se sintam amadas e desejosas de estarem perto de Jesus. Por que afinal Jesus precisa ser estabelecido nessas vidas.
Devemos amar as vidas como Cristo amou.
2.       RECEBENDO AS VIDAS COM DIGNIDA E HONRA
Hoje novos frutos estão sendo apresentado à igreja. Resultado de discípulos que entenderam o principio de frutificar. Foi dado um decreto por Jesus, IDE...ENSINAI...BATIZANDO. Estas palavras constituem a Grande Comissão de Cristo para todos seus seguidores em todas as gerações.
A bíblia nos diz em Rm 13.7 “A quem honra, honra”. A glória é de Deus, pois é ele que faz prosperar. A unção foi liberada sobre nós, porém precisamos decidir avançar e conquistar. A glória é de Deus mais a obrigação da igreja é de fazer discípulo, e só se faz discípulo com relacionamento e amor.  
O evangelho pregado centraliza-se no arrependimento e na remissão dos pecados (Lc 24.47) A visão celular nos leva ao centro da vontade do Senhor onde somos comissionados para GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR E ENVIAR, são colunas da visão celular que precisamos permitir que fossem aceitas em nossos corações. Pois quando deixamos a visão de Deus entrar em nossa vida somos visitados pelo exito.
 Aos discipuladores, a honra pelos frutos apresentados no dia de hoje. Aos que ainda não conseguiram gerar discípulos não esqueçam que esta é nossa obrigação como discípulos de Jesus. Que esta unção se espalhe e alcance todos do ministério.
3.       CONSERVANDO OS FRUTOS PARA MULTIPLICAR AS CÉLULAS
Só poderemos conservar os frutos se amarmos verdadeiramente o fruto conquistado. Quando eu digo que amo eu devo valorizar o que ganhei, pois só quem gerou sabe o valor que tem.
Fomos gerados por Jesus. O sacrífico na cruz é a demonstração de amor. Por esta razão ele sabe o valor de nossas vidas.
Quando apostolo Paulo soube que alguns mestres judaicos estavam inquietando seus novos convertidos na Galácia, impondo-lhes o julgo da lei mosaica como requisito para salvação, Paulo escreve a carta com dois objetivos;
a)      Doutrinar os novos convertidos contra aos dogmas criados pelos da tradição quanto a exigência da lei em relação a circuncisão do velho concerto.
b)      Para reafirmar claramente que o crente recebe o Espirito Santo e com Ele a nova vida espiritual por meio da fé no Senhor Jesus Cristo e não por lei do AT.
Em toda história da igreja sempre haverá aqueles que se levantarão para enterrar teus sonhos de conquista. Tentando fazer com que venhamos ser paralisados pela dúvida. A dúvida limita o líder, e bloqueia a conquista. Que vive pela dúvida não pode experimentar o mover de Deus.
Devemos estabelecer sobre a vida de nossos discípulos um novo tempo. Apostolo Paulo diz em Gálatas 4.19 “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja firmado em vós” Através do discipulado deve ser vivido de forma intensa e verdadeira.
Quem vive na dúvida não alcança êxito. O discipulador que caminha na dúvida atrai o fracasso, não alcança o fruto. O fruto é o resultado de preço. Só pode conservar o fruto aquele que tem o fruto para conserva.
Se a consolidação for realizada dentro dos padrões bíblicos, certamente teremos êxito, alcançaremos um excelente resultado e poderemos multiplicar com segurança as nossas células, e futuramente outros doze serão levantados, pois são o modelo da visão.
Uma consolidação se inicia no primeiro contato ou na oração por três. O fruto porém, só se manifestará se seguirmos todos os passos: levando a pessoa a uma célula, a uma rede ministerial, a um culto de celebração aos domingos e depois há vários outros compromissos.
A nossa visão e objetivo é ganhar uma vida, leva-la até Jesus através da oração de renuncia, direcionar para a escola de lideres, até que lá saia um líder de excelência, assim poderemos considerar consolidada. Se obedecermos ao processo, seguirmos os passos da visão e decidimos obedecer seremos visitados pelo êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário